segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Salve Belo Monte



                                                              Salve Belo Monte


     Analisando o vídeo de protesto em que aparecem vários artistas globais contra a construção da tão fadada usina de Belo Monte, em processo de estudo desde 1978 mais ou menos, vejo a princípio uma tentativa de mostrar um triste futuro para os índios, as populações ribeirinhas, as espécies de animais da região, a floresta amazônica, ao meu bolso e a vida de toda a humanidade, dando fim à destruição mundial desencadeada há anos por todos os projetos que envolveram até hoje o meio ambiente, como Itaipu, tão questionada na época, mais que sem ela ainda viveríamos a luz de velas e Tucuruí que conseguiu fazer uma interligação das regiões Norte e Nordeste. Por outro lado no mesmo momento em que ouço esse tipo de manifesto ambientalista esquerdista tupiniquim (claro que copiado de algum lugar), sobre desenvolvimento sustentável e as soluções para suprir essa energia tão necessitada pelo País, em fim, a forma como é colocado os argumentos junto com especialistas “altamente” embasados no conhecimento do assunto, no mesmo momento em que aparecem algumas perguntas de minha parte, como por exemplo: Quem esta patrocinando o movimento em questão? Quais são as ONGS envolvidas nessa manifestação? Algum interesse econômico contrariado?

     Não me lembro de ver nenhum artista tomando a bandeira da preservação ambiental em Angra do Reis? Ou com a ocupação irregular do litoral carioca, com suas mansões e etc., não me lembro de ter visto esses mesmos artistas protestarem contra a desapropriação das terras dos agricultores na região das pedras preciosas, para um bando de vagabundos tomarem conta? Desmatamento da região amazônica? Plantio de monocultura que abrange um território equivalente a dois belos montes por ano inclusive com a ajuda de índios da região, não me lembro de ter visto nenhum desses artistas criarem um movimento contra a corrupção do governo Lula-Dilma, não me lembro dos mesmos ilustres artistas denunciarem o Foro de São Paulo e a parceria com as FARC, não me lembro desses oportunistas falarem sobre os 50.000 homicídios por ano nesse País por tráfico de drogas e derivados estou para ver ainda uma marcha contra a matança de cristãos no mundo, agora contra o desenvolvimento da nação, sim, contra a geração de empregos na região, sim, contra o desenvolvimento social e econômico da região, sim, a melhora da qualidade de vida em todos os sentidos do povo da região, sim, vocês artistas ao se prestarem a um papelão desses, deveriam pelo menos procurar a verdadeira informação e não apenas ler um texto feito por um qualquer, que provavelmente também não entende do assunto.

     Sugiro a quem ler o artigo buscar informações com especialistas como: engenheiros de barragens, biólogos especialistas em locação de espécies em perigo, hidrotécnicos, hidrólogos, em fim bastante gente capacitada a dar uma explicação complementar, agora esse papo furado que vai acabar os peixes, o rio vai secar quatro meses por ano, as pessoas vão sofrer com o desenvolvimento da região, os índios vão sumir do mapa, isso aí é argumentação juvenil, ou será que vamos mesmo gastar uma fortuna dessas para não termos resultado nenhum? Concordo com quem diz: “não queremos a usina agora, pois esse governo vai roubar metade da verba e a outra metade é para gente desqualificada, porque é norma deste governo”, aí até abro a guarda e aceito a argumentação, só não venham dar uma de Al Gore pra cima de quem ainda consegue raciocinar nesse País.

Rodrigo Gresele

Técnico em Hidrologia – UFRGS

21/11/2011

Um comentário:

  1. Colocação PERFEITA! Compartilhei no meu Face, e espero que muitos "cegos" vejam a luz, através de sua excelente argumentação!

    ResponderExcluir